quinta-feira, 22 de maio de 2008

Misericórdia Exclusiva

Jonas, um profeta do século nove a.C., mostrou uma atitude repreensível. Nínive, cidade principal dos assírios, gabava-se de sua exploração e de suas conquistas violentas. Sentia-se o prazer em matar. Deus conheceu bem a malícia dos ninivitas e enviou o seu profeta para tentar salvá-los. Jonas recusou! Ele sentiu medo e ódio do povo cruel da cidade mais temida do mundo.
Jonas desobedeceu à ordem de Deus e fugiu da presença do Senhor. Numa demonstração impressionante de seu poder, Deus usou de uma tempestade no Mar Mediterrâneo, uma equipe de marinheiros e um grande peixe para convencer Jonas de seu erro (Jonas 1). Das profundezas do mar, ele pediu o livramento da conseqüência de seu pecado (Jonas 2). E mostrou-se sinceramente agradecido pela misericórdia de Deus que o salvou.

Quando Deus o chamou pela segunda vez, Jonas foi para Nínive e pregou. Teve um sucesso enorme, que resultou no arrependimento do povo, até mesmo do rei. Centenas de milhares de pessoas foram poupadas por sua pregação da palavra de Deus (Jonas 3).

Jonas ficou bravo quando Deus decidiu poupar os ninivitas! Como criança "fazendo birra", ele reclamou da vida e fez uma queixa incrível: "Ah! Senhor! Não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso, me adiantei, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus clemente, e misericordioso, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e que te arrependes do mal" (Jonas 4:2).
Quando Jonas estava na barriga do peixe, pediu a misericórdia, mas quando Deus mostrou a mesma benignidade aos ninivitas, ele reclamou! Jonas queria a misericórdia exclusivamente para si e para as pessoas de que ele gostava. Quanto aos ímpios, especialmente os ninivitas, ele deixaria todos morrer no pecado!

A misericórdia de Deus foi oferecida, por meio do sangue de Jesus, a todos. Não devemos ser egoístas e guardar esta bênção para nós, pois foi dada para ser compartilhada. Vamos divulgar as boas novas a todos!

- por Dennis Allan

Nenhum comentário: