sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Um bilhão de famintos em 2009

Nestes segundos que você demorou para carregar essa página mais uma pessoa morreu de fome no planeta, segundo estimativas a cada 3 segundos uma pessoa é morta pela pior das sensações fisiológicas, a fome .

A estimativa da ONU (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) é que o total de pessoas subnutridas no mundo ultrapasse este ano o recorde de 1 bilhão.

A crise econômica global é um dos fatores que mais contribui para o alarmante índice, ela reduziu a renda e o emprego em todos os continentes, dificultando a vida de milhões de pessoas pobres.

Aumento da pobreza extrema

Na América Latina e no Caribe, a fome aumentou cerca de 13% entre 2008 e 2009. O número de subnutridos na região havia caído de 52 milhões, em 1995-1997, para 45 milhões, em 2004-2005. Em razão da atual crise, que se somou às anteriores, o patamar voltou aos 53 milhões em 2009.

Segundo o Banco Mundial (Bird) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) entre 55 e 90 milhões de pessoas passarão à condição de pobreza extrema ainda este ano devido à recessão mundial. Acompanhamentos da FAO também apontaram que os alimentos tiveram um aumento de preços considerável desde 2006, cerca de 24%.

Brasil otimista

Números divulgados por instituições governamentais informam uma diminuição do número de brasileiros abaixo da linha da miséria. Os dados vêm sendo confirmados por análises acadêmicas e de pesquisadores não alinhados ao governo atual. Segundo estudos a renda do segmento mais pobre cresceu mais rápido do que a renda média nacional. Ocorreu uma redistribuição dos ganhos totais entre as classes sociais, através do chamado efeito Bolsa Família.

Fonte: Revista Plenitude
Via: Patio Gospel

Nenhum comentário: