domingo, 16 de agosto de 2009

ESBOÇO DO LIVRO DE 1º JOÃO



INFORMAÇÕES ESSENCIAIS


PROPÓSITO: Reafirmar a confiança dos cristãos em sua fé e refutar os falsos ensinos.

AUTOR: O apóstolo João.

DESTINATÁRIOS: A carta não contém título e não foi escrita para nenhuma igreja em particular.Foi enviada como uma carta pastoral para várias congregações de gentios.Foi também escrita para todos os crentes, de todos os lugares, em todos os tempos.

DATA: Provavelmente entre os anos 85 e 90 d.c.,de Éfeso.

PANORAMA: João já era um idoso, e talvez fosse o único apóstolo vivo naquele momento.Ele ainda não havia sido enviado á ilha de Patmos,onde viveria como um exilado.Como testemunha ocular de cristo, ele escreveu com toda a autoridade para dar, a esta nova geração de crentes, segurança e confiança em Deus e na sua fé.

VERSÍCULO - CHAVE: "Estas coisas vos escrevir, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do filho de Deus" (5.13)

PESSOAS - CHAVE: João e Jesus

CARACTERÍSTICAS PARTICULARES: João é o apóstolo do amor, e o amor é mencionado ao longo desta carta. Existem várias semelhanças entre esta carta e o Evangelho de João - no vocabulário, no estilo e nas idéias principais. João usa declarações breves e palavras simples,e faz contrastes acentuados - luz e trevas, verdade e erro, Deus e Satanás, vida e morte, amor e ódio.

Fonte : Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal

5 comentários:

Osvaldo disse...

A paz do Senhor. Gostei muito do seu blog.

http://osvaldoalves.blogspot.com/

Igreja Deus é Vida disse...

Parabens gostei muito do seu blog!
Me add nos seguidores, abraços e a Paz!

Anônimo disse...

Graça e Paz irmã!Gostamos mto do conteúdo do seu blog.Q Deus lhe dê força pra continuar nesse propósito.

Convidamos vc a visitar o nosso espaço!E podendo faça como nós e comente.Faça um blogueiro feliz!

http://www.nascas.blogspot.com

Blog do Sheivison disse...

Parabens pelo seu blog e pelos post tambem, que Deus continue te abençoando grandemente, continue assim, visite meu blog passa la e comenta. Te vejo por la.

Flávia disse...

A paz do Senhor irmã Vânia

Gostaria de ter os teu contatos, vi que vc posta no seu blog algumas noticias de servos de Deus e igrejas. Sou da comunicação da Renascer em Cristo. Vc poderia me passar seu email telefone?

Meu email é eventos.renascer@hotmail.com

Falar nisso já deixo o convite para o Chá de Mulheres que vai acontecer no dia 17/10/2009 as 14hs no Espaço Renascer na Mooca, que fica na Rua Dr. Almeida Lima 1290 o valor do convite é só
R$10,00, e vc passa uma tarde abençoada. Te espero lá

Ah não esqueça de entrar em contato comigo pelo email acima.

Bjus querida