terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Carnaval 2009: papa "queima" hereges

Um carro alegórico da Porto da Pedra voltou a acirrar os ânimos entre o Carnaval carioca e a Igreja. O Tigre de São Gonçalo trará a fogueira da Inquisição cercada por estátuas que representam um Papa, seis cardeais, oito bispos e quatro hereges.

A alegoria, que faz parte do enredo “Não me proíbam criar, pois preciso curiar! Sou o país do futuro e tenho muito a inventar!” — de Max Lopes —, lembrará cientistas condenados à morte pelo tribunal da Igreja no Renascimento, por contrariar as leis vistas sob a ótica católica. “Não vejo problema. É História e não estou preocupado porque o assunto está carnavalizado. Não é para ofender ninguém”, defende-se Max.

Para a Arquidiocese, o carro mereceria a fogueira. “É um assunto delicado para ser usado no contexto do Carnaval. É um abuso, uma agressão à fé. O departamento jurídico já está acostumado a lidar com isso e tomará as medidas cabíveis”, ameaça o bispo-auxiliar do Rio, Dom Edney Mattoso.

D. Edney lamenta que o uso da imagem da Igreja tenha se tornado comum para criar “polêmica”: “Já está ficando batido procurar fervescência com temas religiosos. Fico perplexo com esse comportamento reprovável”.

Religiosos condenam abordagem

Religiosos não aprovam a abordagem da Inquisição no Carnaval. “O assunto é muito complexo e fora de propósito. Não se pode resumir a Igreja naquela época à imagem dos papas e bispos. A Inquisição foi um tribunal político, qualquer interpretação simples não será bem recebida pelas pessoas”, avalia o padre Jesus Hortal, reitor da PUC.

Além do contexto histórico, o padre lembrou as vítimas do antigo tribunal. “Não é um tema digno de espetáculo. Tem que se lembrar que a memória de muitas vidas está envolvida e tratar como Carnaval é desumano”, lamenta o reitor.

O bispo Dom Roberto Guimarães, responsável pela Diocese de Campos, também condenou a alegoria idealizada por Max Lopes. “Acho totalmente inoportuno. A Igreja cometeu atos reprováveis. Não entendo por que o assunto tem que ser tratado de forma tão leviana”, condenou.

A utilização de imagens que representam bispos, cardeais e até mesmo o Papa também foi alvo de críticas. “Como bispo, me sinto ultrajado, agredido e ridicularizado. Não é uma forma honesta de se tratar a História”, concluiu Dom Roberto.

Católicos: chance de ação judicial

A caracterização na alegoria da Porto da Pedra também não foi bem recebida pela Diocese de Niterói. O caso já está sendo estudado pelo Departamento Jurídico da Mitra e o monsenhor Valdir Mesquita, vigário-geral da cidade, só se pronunciará após parecer de seus advogados.

No Rio, o Departamento Jurídico da Arquidiocese estuda o que fazer. “Normalmente o diálogo é suficiente. Ainda é preciso analisar o caso com cuidado para aí começar a tomar as medidas, mas qualquer católico que se sinta agredido pode entrar com ação contra a escola”, afirma Clodine Dutra, advogada responsável.

No Carnaval do ano passado, a Viradouro precisou modificar, poucos dias antes do desfile, o carro que mostraria o Holocausto nazista. O carnavalesco Paulo Barros havia idealizado a alegoria com um destaque vestido de Hitler sobre esculturas de corpos de judeus mortos. Proibida pela Justiça, a alegoria foi alterada para o desfile.

Fonte: O Dia

Doações para reconstruir 'Renascer'

A Igreja Apostólica Renascer em Cristo publicou, em seu site na internet, um comunicado solicitando doações em dinheiro para a reconstrução de seu templo sede, que desabou no último domingo. Nove pessoas que assistiam a um culto morreram no acidente e mais de 100 ficaram feridas no Cambuci, em São Paulo.

A Renascer disponibilizou o número de sua conta bancária para que os fiéis possam depositar a quantia. Na mesma página, a igreja pede doações de sangue para as vítimas do desabamento que estão internadas.

Nesta terça-feira, a igreja Renascer assinou um acordo com o Ministério Público se comprometendo a apresentar um plano para a demolição das paredes laterais do templo. Mais cedo, o titular da 1ª Delegacia Seccional de São Paulo, Dejar Gomes Neto, afirmou que testemunhas contaram ter sentido gotas caindo do teto, o que poderia ser de uma infiltração ou do ar-condicionado.

Fonte: Terra

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

EU QUERO MUDAR DE VIDA

Lucas 19:1-10

O maior desejo das pessoas com quem temos nos envolvido é o de mudar de vida.

Muitos estão vivendo cansados, sobrecarregados e oprimidos. Querem desesperadamente mudar de vida, mas não conseguem. Eles até se esforçam, mas sozinhos não conseguem.

Se esse for também o seu desejo, prepare-se porque assim como Jesus transformou a vida de Zaqueu e de milhares e milhares de pessoas, inclusive a minha, irá hoje mudar a sua vida e você sairá daqui feliz, alegre e cheio de esperança!

I – JESUS MUDA A NOSSA VIDA SOCIAL – Lucas 19:3 e 7

Zaqueu era um homem discriminado em sua sociedade pela profissão que exercia: cobrador de impostos. Ele era tido como “pecador” e ninguém o respeitava. Lembro-me do testemunho de um discípulo nosso que antes de ter a sua vida transformada por Jesus, passava pela rua bêbado e depois da sua mudança de vida, ao passar pela rua ouviu uma mãe dizendo para os filhos: “Veja aquele crente, como a vida dele mudou. Por que vocês não fazem o mesmo?”. E você, por que não faz o mesmo, recebendo a Jesus como seu Senhor e Salvador? Faça isso agora e tenha a sua vida transformada!

II – JESUS MUDA A NOSSA VIDA FAMILIAR – Lucas 19:9

A salvação em Cristo alcançou o lar, a casa de Zaqueu pela decisão que ele tomou. A família de Zaqueu foi abençoada pela mudança na vida dele. Quando alguém recebe a Jesus como Salvador, ele é abençoado e essa bênção alcança toda a sua família. Quantas famílias que sofrem por ter pais, filhos, irmãos envolvidos com drogas, crimes, prostituição, adultérios e que gostariam de mudar de vida, gostariam de vê-los transformados. Essa mudança na sua família começa em você! Creia em Jesus e serás salvo, tu e a tua casa, tua família (Atos 16:31)!

III- JESUS MUDA A NOSSA VIDA ESPIRITUAL – Lucas 19:9-10

Após a decisão tomada por Zaqueu de se aproximar de Jesus e recebe-Lo em sua casa, a sua vida espiritual foi transformada. E aquilo que parecia impossível para Zaqueu, conforme o entendimento daquela sociedade, veio a acontecer. Zaqueu teve a sua vida espiritual transformada, foi considerado “filho de Abraão”. Ele que estava sem salvação e perdido, agora alcançou salvação eterna em Cristo!
A Bíblia, a Palavra de Deus, afirma que “sem Cristo, sem salvação” (I João 5:10-13)! Você deseja ter a sua vida espiritual transformada? Não estamos falando de mudança de religião, mas mudança de vida espiritual! Decida hoje viver os princípios do Evangelho de Cristo, receba-O em seu coração, torne-se um discípulo de Jesus e tenha a sua vida transformada!

CONCLUSÃO: Zaqueu desejava mudar de vida e para isso ele precisou se esforçar para vencer a multidão, subir numa árvore e obedecer a Jesus, abrindo a sua casa, o seu coração e a sua vida para Jesus entrar. Você deseja mudar de vida? Então receba Jesus em seu coração como seu Senhor e Salvador!

Ap. Wagner & Pra. Eunice

domingo, 4 de janeiro de 2009

Pare, Ore e Siga

O método, iniciado há 2 meses, virou notícia na imprensa local pela inovação e boa aceitação por parte dos participantes.

O “Prayer Drive-Thru” acontece aos sábados. Três pastores participam da evangelização. Os pedidos mais freqüentes são orações pela família e saúde.

Nesse tipo de evangelização, os veículos entram no estacionamento da igreja e são encaminhados para a fila formada pelos carros de quem quer receber a oração.
“Na primeira parada, os ocupantes do automóvel recebem um formulário e um kit de apresentação da igreja com informações sobre as reuniões. No formulário, eles descrevem os problemas e qual a oração que estão pedindo. Na parada seguinte, em frente à igreja, o pastor que recebe o formulário faz as orações, dá um aconselhamento rápido e convida os ocupantes do carro a participar de uma reunião na igreja”, conta.

Segundo o bispo, muitos dos que recebem essas orações voltam e dão testemunhos de vitórias obtidas. Algumas já estão participando das reuniões da Igreja que acontecem todos os dias em vários horários. A catedral do Texas fica no 5150 N Shepherd Dr, Houston, Texas.

Fonte