domingo, 15 de junho de 2008

O QUE É A VIDA PARA PRA VOCÊ?

Quem há entre vós que tema ao SENHOR
e ouça a voz do seu servo? Quando andar em trevas
e não tiver luz nenhuma, confie no nome do SENHOR
e firme-se sobre o seu Deus.
O QUE É A VIDA PARA MIM?
UM CARRO NOVO?
UMA CASA ACONCHEGANTE?
DINHEIRO NO BANCO?
UMA APOSENTADORIA PARA A VELHICE?
UMA FAMÍLIA PERFEITA?
FILHOS SAUDÁVEIS?
UMA ESPOSINHA LINDA E PERFEITA?
UM MARIDINHO LINDO E PERFEITO?
UM BOM TRABALHO?
E O QUE É PROBLEMA PARA VOCÊ?
NÃO SABER COMO ADMINISTRAR TUDO ISTO?
SE VOCE PENSA ASSIM, ENTÃO VOCÊ AINDA NÃO APRENDEU NADA SOBRE A VIDA!
OLHE AO TEU REDOR E VERÁS QUE VIVER VAI MUITO ALÉM DE TUDO ISTO, ENQUANTO VOCÊ E EU RECLAMAMOS DA NOSSA VIDA, MILHÕES DE CRIANÇAS ESTÃO MORRENDO PELO MUNDO POR CULPA DE PESSOAS QUE ESCOLHERAM VIVER AS SUAS VIDAS EGOISTICAMENTE, SE ESQUECENDO DE ALMAS PEQUENININHAS QUE NÃO SABEM DIFERENCIAR A MÃO ESQUERDA DA DIREITA, E NÓS O QUE FAZEMOS PARA MELHORAR ESTA SITUAÇÃO? EU? NÃO TENHO FEITO NADA!

Fonte: Chamado Missionario

terça-feira, 10 de junho de 2008

Por que Jesus chamou Pedro de Satanás?

Em Mateus 16:16, Pedro fez uma grande confissão sobre Jesus: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Jesus o elogiou, dizendo: "Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que te revelaram, mas meu Pai, que está nos céus" (Mateus 16:18). Logo depois, Jesus falou sobre sua própria morte e Pedro o repreendeu. A resposta de Jesus foi áspera: "Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens" (Mateus 16:23).

Por que Jesus chamou Pedro de Satanás? Alguns interpretam esta passagem para sugerir que Pedro foi endemoninhado, e que Jesus olhou para ele e viu Satanás. Mas, não há base para tal suposição.

A explicação melhor vem da palavra "satanás", que quer dizer "adversário". Esta palavra é usada muitas vezes para identificar o próprio Diabo. Ele é o principal adversário de Deus e do povo do Senhor. Mas, a palavra em si tem o sentido de adversário. Pedro, de fato, estava se colocando contra Jesus, até intervindo nos planos dele. Da mesma forma que o Diabo ofereceu um reino sem o sofrimento da cruz (Mateus 4:8-10), Pedro imaginou a exaltação sem a paixão. Jesus, entendendo perfeitamente a vontade do Pai e a sua própria missão, não aceitaria nenhum atalho. Ele seria exaltado como rei, mas teria que sofrer primeiro na cruz.

Se Pedro se tornou, momentaneamente, em adversário de Cristo, seria possível nós fazermos a mesma coisa? Jesus poderia olhar para nós e dizer: "Arreda, Satanás"?

Imagine um jovem morrendo, brutalmente esfaqueado. Um amigo dos pais da vítima encontra o assassino na rua, com a faca na mão, o sangue da vítima pingando da ponta. O criminoso cruel não mostra nem um pouquinho de remorso. Mesmo assim, o "amigo" o leva para a casa do casal e pede para a mãe da vítima recebê-lo e fazer almoço para ele. Inimaginável, não é?

Tiago disse: "Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" (Tiago 4:4). Jesus morreu para nos livrar do pecado, de toda forma de impureza que existe neste mundo. Mantendo amizade com as coisas mundanas, tais como os desejos carnais, as invejas, o materialismo, etc. seria pior do que levar aquele assassino para almoçar na casa dos pais da vítima. Se vivermos deliberadamente no pecado, pisamos em Jesus, profanamos o sangue dele e ultrajamos o Espírito da graça (Hebreus 10:26-29). O pecado é ofensivo e repugnante para Deus. Como filhos dele, devemos fazer tudo para eliminar das nossas vidas tudo que é contra o Senhor.

Por Dennis Allan

Fonte

quinta-feira, 5 de junho de 2008

O que significa a palavra "ímpio"?

Nós muitas vezes nos deparamos com esta palavra em inúmeros textos bíblicos. Seguem alguns exemplos:

Êxodo 23:7
Guarda-te de acusares falsamente, e não matarás o inocente e justo; porque não justificarei o ímpio.

Jó 9:22
Tudo é o mesmo, portanto digo: Ele destrói o reto e o ímpio.

Mas o que significa a palavra "ímpio"? Segundo o dicionário Aurélio, segue a definição:

do Latim impiu adj. e s. m., que ou o que não tem religião; ateu; sem piedade; desumano; cruel.

Portanto, em vários versículos da Bíblia, a palavra "ímpio" pode assumir qualquer um dos significados acima. Porém, qualquer um dos significados acima é forte, incisivo.

Eu resolvi escrever sobre este tema porque fiquei curioso pelo seguinte: Eu, particularmente, já vi muitas vezes cristãos referindo-se a não-cristãos fazendo uso da palavra "ímpio". Então será que é correto nos referirmos às pessoas que não crêem em Deus desta maneira?

A princípio, se alguém é ateu (não crê em nada), então ele pode ser definido como ímpio. Se ele crê em algo, mesmo que não seja em Deus, não pode ser mais classificado de ateu. Mas a razão de minha pergunta é porque em TODOS (eu disse TODOS) os contextos que eu ouvi até hoje de cristãos chamando não-cristãos de "ímpios", isto sempre acontece no sentido de discriminação.

E quando discriminamos alguém, estamos nos achando melhor que este alguém. Uma vez, alguém muito querido me contou a seguinte história:

"Eu deixei meu carro estacionado na rua. E atrás do meu carro, estava o de outro irmão, e atrás dele o carro de um ímpio - referindo-se a alguém que esta pessoa mal conhecia - O ladrão arrombou o carro do ímpio, não o meu. Glória a Deus."

Fiquei muito triste. E se nos colocarmos no lugar da pessoa supostamente ímpia ouvindo isto? Sem contar as vezes que eu ouço a discriminação abertamente dita por pastores e membros de igrejas no púlpito, nas emissoras de rádio etc. Esta palavra ficou tão impregnada no vocabulário do cristão que passou a ter um sentido pejorativo, de depreciação ao se referir a outra pessoa.

Será que, pelo fato da palavra "ímpio" aparecer em vários textos bíblicos, isto abriria precedentes para usarmos esta palavra abertamente para nos referirmos a não-cristãos? Como podemos crer num Deus que não faz acepção de pessoas sendo que nós mesmos fazemos esta acepção cada vez mais frequentemente?

É sobre isto que quero chamar a atenção nesta mensagem. Vou citar um exemplo prático:

Vamos supor que exista uma pessoa que é boa de coração, ajuda aos pobres e respeita aos outros de maneira nobre. Porém, ela não crê em Jesus, mas crê por exemplo, no buda. Esta pessoa pode ser chamada de ímpia?

Vamos analisar a situação: Esta pessoa é cruel? Não. Esta pessoa é desumana? Não. Esta pessoa é atéia? Não, porque ela crê no buda. Posso então chamar esta pessoa de ímpia? Não posso.

Se você observar mais atentamente todos os versículos da Bíblia, você verá que Deus jamais usa esta palavra sem necessidade ou em sentido discriminatório. Ou Deus se referiu a pesssoas que eram cruéis ou a pessoas que realmente não acreditavam em nada. Mas o que infelizmente vivo vendo nas igrejas são irmãos usando a palavra "ímpio", muitas vezes sem entender o que ela realmente significa e mais: ainda usam esta palavra como o antônimo (oposto) de "justo".

A palavra "justo" tem a ver com "fazer justiça", "justificação", "ser íntegro", "ser imparcial" e somente será o oposto de "ímpio" se comparado ao significado "cruel".

Então, vemos que é possível que uma pessoa possa ser justa, porém ser ímpia ao mesmo tempo. Ou seja, a pessoa pode ser imparcial, mas não ter fé em nada, não ter religião. A grande confusão ocorre ao se ler Gênesis 18:23:

E chegando-se Abraão, disse: Destruirás também o justo com o ímpio?

O que quero passar a vocês irmãos, é a responsabilidade de ser cristão, para não usar esta palavra para discriminar as pessoas. Não foi isto que Jesus nos disse para fazer. Ele nos diz para amarmos a todas as pessoas, mesmo que elas sejam ímpias. Nós, como luz do mundo e sal da terra, temos que dar o exemplo, e isto inclui exemplo de respeito aos outros também.

Se estamos discriminando alguém, estamos violando o que Jesus disse em Mateus 19:19:

Honra a teu pai e a tua mãe; e amarás o teu próximo como a ti mesmo.

A Paz do Senhor a todos.

por Marcelo Benedeti Palermo

Fonte